Crimes Digitais

Ameaça virtual, perigo real

WordPress pode ser bloqueado no Brasil por decisão da justiça

Uma ordem judicial da 31ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, que pede o bloqueio de um blog do WordPress com conteúdo criminoso, pode retirar do ar todos os blogs hospedados no serviço, revelou a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet), nesta quarta-feira (09/04).

A associação foi intimada a tomar as providências necessárias para tirar do ar o site – cujo endereço corre sob segredo de justiça.

“Tecnicamente falando, contudo, não há como bloquear só um endereço. O bloqueio só pode ser feito por meio de IP e, então, todos os blogs do WordPress sairão do ar”, explica o presidente do conselho diretor executivo da Abranet, Eduardo Parajo.

“Mais de 3 milhões de brasileiros acessaram blogs do WordPress em fevereiro deste ano, informa o Ibope/NetRatings. A audiência equivale a 13,9% dos acessos residenciais ativos registrados no País em fevereiro. “Há um ano, o WordPress tinha apenas 618 mil leitores”, destaca José Calazans, analista de internet do Ibope Inteligência.”

O presidente da Abranet revela que, graças a este fator, “o WordPress está encaminhando uma documentação explicando que, por questões técnicas, não é possível bloquear só um endereço e que isso afetará outros usuários.”

Segundo Parajo, a indicação da Abranet é que o juiz solicite diretamente que o WordPress remova o site ao invés de fazer um bloqueio pelo IP.

O pedido judicial remete ao caso do vídeo de Daniela Cicarelli e seu namorado fazendo sexo em uma praia da Espanha, que foi divulgado no YouTube.

* Notícia escrita para o IDG Now!, com a colaboração de Daniela Braun.

abril 9, 2008 - Posted by | blogs, bloqueio, internet, wordpress

1 Comentário »

  1. Uau, que começo pro blog hein? Agora que reparei o domínio dele… Bom, espero que o WordPress não feche! Além do mais, pra dar certo mesmo, tem que ter dificuldade!

    Sucesso com o novo blog!

    Bjs
    Joly

    Comentário por Luis Joly | abril 11, 2008


Deixe um comentário